Jesus o Único Caminho para as famílias

“Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor” Js 24.15. “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa” At 16.31.Nossa denominação dará prioridade durante o mês de maio para o tema Jesus, o Único Caminho para a Família. A ideia é tão simples que parece óbvia: não existe outra alternativa para nossas famílias a não ser Jesus. Assim como nos tempos de Josué, as ofertas de deuses a quem nossos antepassados serviram antes de conhecerem a Jesus (dalém do Eufrates) e as propostas do mundo pós-moderno atraem as pessoas e influenciam nossas famílias de modo intenso. Mais do que nunca, é tempo de firmar os valores mais fundamentais de nossa fé para servir ao Senhor, e influenciar decisivamente nossa família nessa mesma direção. Não há alternativa para “os de nossa casa” a não ser que creiam no Senhor.
Nesse mês de maio, desejamos fazer mais do que proteger ou preocupar-nos com nossa própria família. Jesus é o único caminho também para a família do nosso vizinho, do colega de trabalho, do funcionário da farmácia onde eventualmente chegamos para alguma compra... As famílias dos ricos e as dos pobres precisam de Jesus. Os que habitam seguros em casas próprias e os refugiados sofridos e sem saberem para onde ir, precisam de Jesus. As famílias dos ribeirinhos e as famílias dos sertanejos precisam de Jesus. Famílias de quilombolas e famílias de ciganos precisam de Jesus. Ele, e somente Ele, é o único caminho para todas as famílias da terra!!!
Nesse mês de maio, algumas sugestões podem ser praticadas em nossas igrejas:
a. Separar um tempo em um culto de domingo para orar especificamente pelas famílias. Seria bom encontrar uma maneira em que os principais pedidos de oração das família da igreja fossem compartilhados (os pedidos podem ser escritos em um papel e entregues na frente da igreja, ou compartilhados em pequenos grupos, mesmo na hora do culto...) para oração. Pode ser que o pastor pelas famílias todas, sem pedidos específicos. Os irmãos podem orarainda por uma família específica que não está presente na igreja, e precisa de Jesus.
b. Organizar um painel (entrevista, debate) em que sejam destacados os principais desafios que são enfrentados pela família nos dias de hoje, especialmente na realidade brasileira. Essa deve ser uma atividade bastante participativa, que inclua ao final um tempo de oração.
c. Organizar um “Dia Missionário da Família” em que se fale de missões com ênfase específica nas famílias carentes de salvação – pode-se falar em famílias na realidade muçulmana, ou no contexto animista, ou em campos de refugiados e povos em guerra etc.
d. Programar um tempo de oração por membros de nossas famílias que ainda não foram alcançados pelo Evangelho de Jesus ou estão afastados da comunhão da igreja.
e. Organizar uma festa “Celebrando Jesus na Família”, destacando motivos de alegria e a importância e Jesus para nossas famílias. Seria um tempo de gratidão e celebração – alegria mesmo!
f. Podemos ter um sermão com o tema “Jesus, o Único Caminho para a Família” em um dos cultos de domingo á noite. O site da denominação oferecerá até o final da próxima semana um ou dois esboços que sirvam como sugestão para os irmãos, mas há plena compreensão que cada pregador pode preparar seu próprio sermão.

Baixe aqui o seu papel de parede.

Clique aqui e baixe as sugestões de sermões do mês da Famílias