Como ser frutífero e realizado na obra do Senhor?

Atualizado: 24 de set. de 2020

Não fostes vós que me escolhestes, mas eu escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça - João 15:16a

Na conversão somos ligados a Cristo; a partir de então somos galhos da videira verdadeira. Jesus é a videira e o Pai é o agricultor (Jo 15.1).

Agora a nossa missão é frutificar. No início de nossa vida cristã os frutos são poucos, mas com o tempo todo salvo tem o potencial para dar bons frutos.

E o que são os frutos? Os frutos são uma vida que agrada a Deus (Cl 1.10); é o desenvolvimento do amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22 e 23). Mas de uma forma mais objetiva, frutos são serviços que prestamos à igreja e aos irmãos de acordo com o dom que recebemos.

Deus nos coloca em Cristo na conversão, a partir de então, o Espírito Santo nos capacita, nos enche de dons a fim de produzir frutos para Deus (1 Co 12.11). Desta forma cada um de nós tem no mínimo um dom e tem em si a capacidade de frutificar para Deus.

Mesmo não conhecendo exatamente nossos dons, somos constrangidos a servir ao Senhor de alguma forma. No início da fé cristã geralmente não sabemos o nosso serviço, por isso servimos em várias situações e Deus se agrada da mesma forma. No entanto, quando servimos de acordo com os nossos dons somos mais frutíferos e mais realizados. Frutíferos porque o serviço corresponde à capacitação espiritual que temos para realizá-lo; realizados pois se fazemos algo de acordo com os nossos dons o serviço parece mais prazeroso. Um pato pode correr, mas ele tem mais habilidade para nadar e com certeza terá mais prazer nesta tarefa. Águias também caminham, mas preferem voar.

Devemos servir ao povo de Deus com amor (Gl 5.13), mas se agregado ao amor estiver o desenvolvimento de nossos dons, com certeza seremos mais realizados e frutíferos. Por isso é muito importante cada cristão descobrir os seus dons e na medida do possível utilizá-los da melhor forma. Há testes bem preparados para se descobrir os dons hoje em dia. Também podemos obter a ajuda dos irmãos mais experientes para indicar o caminho mais adequado para nós. Além do que temos orientação bíblica para em oração buscarmos os melhores dons (1 Co 12.31). E quais são os melhores dons? São aqueles que Deus nos der. Tudo o que vem de Deus é bom e na medida certa para cada um de nós.

Ninguém deve ser negligente e deixar de fazer o trabalho de Deus por não estar de acordo com o seu dom, no entanto, todos devemos buscar oportunidade de servir de acordo com o que Deus nos proporcionou. Os dons nos tornam mais adequados, mais eficientes, mais frutíferos e realizados.

Busque conhecer os seus dons, ore sobre isso e descobrindo-os use sem reservas para o serviço do Senhor. Deus saberá recompensar a cada um, pois nele nenhum serviço é em vão (1 Co 15.58).

Pr. Luiz César Nunes de Araújo