ESCOLAS CRISTÃS POR PRINCÍPIOS.

Penso que devemos fazer um movimento nacional, em todas as denominações, para a criação de escolas em nossas igrejas.


A relação entre o cristianismo e educação é antiga. As primeiras escolas nos Estados Unidos, por exemplo, foram fundadas pelas igrejas advindas da Reforma Protestante. No Brasil, já no início do Século XX, várias escolas foram formadas por Batistas, Luteranos e Presbiterianos, algumas das quais ainda existem.


O Brasil é um país laico, mas não irreligioso e nem mesmo anti-religioso. Temos a liberdade de abrir e manter escolas confessionais com o aparato da lei.


Abrir escolas cristãs confessionais é uma forma de ensinar princípios para os pequenos. Há princípios e valores como justiça, família, caráter, oração, amor a Deus e ao próximo, que precisam, urgentemente, de uma ação protagonista de nossas igrejas.


As igrejas, em sua maioria, já têm os prédios e muitas vezes os professores preparados para este objetivo. Não devemos deixar as crianças a reboque de quem não tem os princípios cristãos e às vezes princípio algum.


Devemos abrir escolas, não necessariamente para obter lucro material, mas para firmar o que há de mais precioso para uma sociedade, os princípios e valores bíblicos e cristãos.


Pr Luiz César

Presidente da ICEB