Inteligência emocional ou fruto do Espírito?

Tem muita gente encantada com os estudos de inteligência emocional. Palestras sobre isso já são comuns nas igrejas evangélicas. Conquanto todo conhecimento tenha o seu proveito, a inteligência emocional não corresponde à verdadeira transformação que o Espírito Santo produz no convertido.

Uma pessoa pode aprender sobre inteligência emocional e até experimentá-la em sua vida. Mas o fruto do Espírito, que inclui o domínio próprio, somente pode ser alcançado por uma intervenção sobrenatural de Deus em nosso espírito. O resto é técnica comportamental, é condicionamento, é a força da mente sobre o corpo, o que não é de todo ruim, mas nem de longe se trata transformação espiritual.

As práticas devocionais como a oração, a leitura da Bíblia e a comunhão com os irmãos são infinitamente mais edificantes do que os estudos sobre inteligência emocional e técnicas psicológicas.

Coloquemos nossos pensamentos sob o escrutínio de Deus através de orações sinceras e dos estudos das Escrituras Sagradas. Gente de Deus rege a sua vida pela Palavra de Deus em primeiro lugar.

Deus nos chamou para ensinar as mensagens da Bíblia: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm 4.2).

Os que ensinam em nossas Igrejas, em nome de Jesus, voltem a ensinar ao povo de Deus os princípios bíblicos, reabram as Escolas Dominicais, discipulem com capítulos e versículos da Bíblia, orem com o povo de Deus, expliquem e apliquem o texto bíblico aos seus ouvintes. Precisamos apresentar a Deus uma igreja transformada, lavada pela Palavra e cheia do Espírito Santo.

Pr. Luiz César Nunes de Araújo

Presidente da ICEB