JESUS, SENHOR DA NOSSA ADORAÇÃO

Seres humanos têm uma inclinação natural para cultuar, adorar algo ou alguém. Em todas as culturas do mundo essa busca por algo que transcende a nossa realidade material fica evidente. O senso que todo homem tem de Deus vem de fábrica. O reformador João Calvino afirma: "Consideramos além de qualquer dúvida que existe nas mentes humanas e, de fato, por instinto natural, algum senso de Deus [sensus divinitatis], uma vez que o próprio Deus, para evitar que qualquer homem finja ignorância, imbuiu todos os homens de alguma ideia de sua divindade, cuja memória ele constantemente renova e ocasionalmente amplifica, de forma que todo homem esteja ciente de que há um Deus, e que ele é seu Criador, e seja condenado por sua própria consciência quando deixa de adorá-lo e de consagrar sua vida a seu serviço”[1].

James Smith nos esclarece que o “Ser humano é ser um animal litúrgico, uma criatura cujos amores são moldados por nossa adoração. E adoração não é algo opcional”[2]. O Bispo Agostinho de Hipona afirmou em suas Confissões: “Fizeste-nos para Ti e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Ti”. A adoração é, portanto, como uma bússola que dirige o homem.

A adoração é central na vida da igreja

A Adoração é central na nossa vida e na vida da igreja. Matt Merker observa que “...cerca de 40 capítulos das Escrituras são dedicados à descrição, construção, dedicação e uso do Tabernáculo, enquanto apenas dois são dedicados ao relato da criação. Além do mais, o Tabernáculo era posicionado no centro do acampamento israelita (Nm 1.52-53 e 2.1-2), como referência à centralidade do culto para a nação”[3].

O Culto de uma Igreja vai dizer muito sobre a saúde espiritual dela. Se errarmos no culto, erraremos em todo o resto. É impossível uma igreja ser saudável com um culto distorcido.  Deus rejeita culto desde que reprovou a oferta de Caim (Gn 4). Culto não é uma questão do gosto de cada um, mas uma questão do gosto de Deus. O testemunho coletivo dos credos reformados nos apresentam o princípio de que cada parte do culto deve estar imposto pela Escritura. A Confissão de Fé de Westminster, por exemplo, diz: “... o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo, e é tão limitado pela sua própria vontade revelada, que ele não pode ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens [...] ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras”[4].

O Culto foi a questão central da correção efetivada pelos reformadores. O princípio do Sola Scriptura (Somente a Escritura) levou à eliminação de cerimônias e rituais extrabíblicos e a uma simplificação do Culto. O princípio do Solu Christus (Somente Cristo) conduziu à reforma da missa. Considerando a finalidade da expiação, a eucaristia passou a ser vista como uma ceia, não como sacrifício; como uma refeição, não como uma missa; administrada por um pastor, não por um sacerdote; em uma mesa, não em um altar. Visto que os crentes são justificados em Cristo como a “fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17). O princípio do Sola Fide (Somente a Fé) significava que os cultos seriam ocupados por conteúdo bíblico na língua vernácula. Porções substanciais seriam lidas, pregadas, cantadas e oradas. O princípio do Sola Gratia (Somente a Graça) significava que os cultos seriam repletos de oração, pois a dependência da iniciativa soberana de Deus era claramente entendida. O princípio do Soli Deo Glória (Glória somente a Deus) significava que cada elemento da adoração deveria ser administrado Soli Deo Glória, tudo para a glória de Deus.

Jesus é central na adoração

O Novo Testamento é muito claro em apresentar a supremacia de Jesus em nossas vidas e como essencial para nossa adoração. Em Colossenses 1 Paulo aponta que Jesus é essencial na revelação de Deus, na criação, na filiação, na ressurreição, na vida da igreja e que Jesus é a própria essência de Deus. Ele é toda a plenitude de Deus! (vs. 19-20). Jesus também é essencial para a adoração a Deus. Ele mesmo afirma que era o único caminho até o Pai (Jo 14.6). No Antigo Testamento ninguém poderia se apresentar no Templo sem oferecer um sacrifício, e cada cerimônia no sacerdócio levítico apontava para Cristo. Hoje, podemos oferecer culto a Deus somente por meio de Cristo; caso contrário, seríamos consumidos por causa de nossos pecados. Então Cristo é tanto o mediador para que possamos nos achegar a Deus, quanto é o Deus a ser adorado no culto. Fomos criados por ele, fomos redimidos por ele e seremos glorificados por causa dele. Tudo é dele, por ele e para ele (Rm 11.36).

Concluímos que o culto de uma Igreja depende completamente da obra e do governo de Cristo. Portanto, um culto bíblico tem oração, ofertório, confissão, leitura, salmos, hinos, cânticos espirituais, pregação, ceia e benção apostólica. E todos estes elementos precisam estar centralizados em Cristo, o Senhor da nossa adoração.

[1] Institutas 1.3.1

[2] SMITH, James – Você é aquilo que ama, pg 46, Ed. Vida Nova, 2017.

[3] MERKER, Matt – Culto Público – a igreja reunida como povo de Deus. Ed. Vida Nova, 2022.

[4] Confissão de Fé de Westminster – Cap. XXI, 1.

Pr. Tiago Leite

Reitor do SETECEB