top of page

O valor da EBD para as crianças

No Antigo Testamento vemos as ordens de Deus aos pais quanto ao ensino espiritual dos filhos (Dt 6), a importância de inculcar neles os valores e a prática de um relacionamento significativo com o Senhor que pudesse dirigir todos os passos de suas vidas. O texto mostra várias formas de se ensinar isso e mostra a necessidade de consistência e constância ao fazê-lo.


Desde que Moisés passou essa ordenança ao povo de Deus, fica claro que a responsabilidade maior de ensinar as crianças era é dos pais. Porém, a nação de Israel criou formas de ajudá-los nessa tarefa e uma delas era o ensino na sinagoga. As crianças eram ensinadas pelos rabinos desde pequenas até os 12 ou 13 anos, quando passavam por um ritual e entravam na vida adulta. Jesus deve ter passado por isso e quando o vemos indo ao templo, aos doze anos, e discutindo as coisas espirituais com os doutores da lei, era provavelmente quando estava ingressando na vida adulta.


Sobre o jovem Timóteo, Paulo fala que o ensino da Palavra e o amor às coisas de Deus vieram a ele desde cedo, através de sua mãe e avó (2 Tm 1.3-5). Mais tarde Paulo o exorta a apresentar-se a Deus de maneira aprovada, como obreiro que maneja bem a Palavra da verdade (2 Tm 15).


Assim como o povo de Israel, a igreja também criou, como estratégia para ajudar as famílias na formação espiritual dos filhos, o ensino na Escola Bíblica Dominical.


Nesse ambiente, as crianças podem ter o ensino formal, programado e progressivo da Bíblia, de acordo com sua idade. Ali elas têm também a oportunidade de firmarem seus votos de fé no Senhor, pois, além de conhecerem as histórias bíblicas, podem aprofundar seu entendimento da aplicação da Palavra em suas vidas.


A frequência assídua de toda a família à Escola Bíblica Dominical transmite às crianças o valor que os pais dão ao estudo da Palavra de Deus e o amor que eles têm para com a igreja. É ali que as crianças, além do aprendizado, têm mais oportunidades de conviver com outras crianças da igreja e criar vínculos com elas, de conhecerem seus pais e irmãos. Ter vínculos na igreja é muito importante para a permanência delas na igreja quando chegarem à adolescência e juventude. A EBD ajuda a dar “liga” ao corpo de Cristo e a criança que a frequenta assiduamente passa a se sentir parte da igreja.


Pais, não deixem de levar seus filhos à EBD! Igreja, não desista da EBD! Professores, invistam num ensino bíblico consistente, criativo e envolvente! E, crianças, amem a EBD!

 

Edcª Cristã - Débora Bastos

Redatora da Revista Diadema Real

bottom of page