O valor da família na Escola Bíblica

A família na perspectiva cristã é a unidade básica de formação não só da sociedade, mas também da igreja. Vamos lembrar algumas histórias de Atos? As igrejas começaram basicamente na casa de pessoas com famílias. Lídia, o carcereiro, Cornélio, Ninfa, são pessoas que receberam a igreja no seio da família, naquela época não havia templos. A igreja cresceu, estruturou-se, mas sua identidade básica não mudou. A família continua sendo o tijolo que forma o edifício desta comunidade.

Claro que a conversão e o compromisso do crente são individuais, aliás é assim que Deus organizou o governo no mundo. O indivíduo, sob controle do Espírito, lidera e se submete em diversas esferas de soberania, a primeira delas: a família. Precisamos muito recuperar essa visão bíblica. É dos pais a tarefa de levar os filhos a Cristo, discipulá-los, ensinar a eles o caminho de Deus. Então qual é o papel da igreja? Preparar os pais para cumprir o seu papel.

Nesse sentido, a Escola Bíblica cumpre um papel importantíssimo. Quando toda a família vai a igreja, no mesmo horário para estudar a Palavra, filhos aprendem por palavra e por atitude a valorizar o estudo bíblico. A igreja deve cuidar oferecendo um ensino de qualidade, currículo planejado, professores capacitados, pais que aprendem para ensinar os filhos e ajudá-los a participar melhor na igreja. Como organização a igreja deve oferecer o melhor, didática e espiritualmente falando. Como organismo, deve-se lembrar que a ordem bíblica para ensinar aos filhos é dada aos pais, portanto, os membros que são pais precisam estar aptos para isso, preparados pela igreja.

Os pais precisam também aprender a conversar com os filhos sobre o que aprenderam, como participaram das aulas, o que podem compartilhar com a família toda. A Escola Bíblica começa em casa e deve continuar na igreja, e então, seguir em casa. Os pais não devem pensar apenas em enviar os filhos para coisas boas na igreja, mas, devem ir com eles dando exemplo e mostrando amor, interesse e liderança em ensinar-lhes a Palavra de Deus.

Como uma igreja pode ter uma escola bíblica contagiante e saudável? Com famílias envolvidas no ensino dos filhos, indo juntos à escola bíblica, compartilhando amorosamente o que aprendem com outros irmãos quando em comunhão com o corpo de Cristo.

Valorize a Escola Bíblica em sua igreja!

Pr. André Lima