top of page

O PAPEL DE UM VERDADEIRO LÍDER

Pensar no papel de liderança que precisamos exercer em diferentes situações da vida é difícil, pois ser responsável por algo pode ser uma tarefa muitas vezes assustadora. Liderar é conduzir as pessoas e situações que estão debaixo de seus cuidados. Isso é algo que precisa nos levar à reflexão.


A liderança mais imediata que um homem exercerá ao longo de sua vida é na sua própria família. Diante disso, qual deve ser o papel de um líder em seu lar? Evidentemente ele deve cuidar da esposa, dos filhos e em algumas ocasiões até mesmo de outras pessoas. Como então exercer esse papel da melhor forma?


A Bíblia sempre deve ser a nossa primeira fonte de instrução em qualquer assunto, pois ela nos fornece princípios para que vivamos de modo sábio neste mundo e sendo agradáveis a Deus (Sl.119:98-100). Desse modo, ao olharmos para as Escrituras temos valiosas recomendações sobre a boa liderança, mas quero destacar a postura ensinada pelo próprio Senhor Jesus.


Em certa ocasião, ao ensinar seus discípulos sobre a verdadeira grandeza, o Senhor Jesus afirmou: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mc.10:45). Essa afirmação é marcante para todo aquele que segue a Cristo Jesus, pois ela reflete resumidamente tudo aquilo que o Senhor fez neste mundo.


Jesus é o Senhor de toda a criação, mesmo assim se submeteu a viver sujeito às dificuldades dos seres humanos ao se encarnar. Jesus sempre foi digno de ser servido e adorado, mesmo assim escolheu servir aos pecadores até o ponto de entregar sua vida em favor destes. Jesus foi um verdadeiro servo para o seu povo, mas jamais deixou de liderar seus discípulos naquilo que deveriam fazer. O serviço de Jesus não estava em oposição ao seu papel de líder, sendo na realidade o que caracterizava a sua liderança e o seu ensino.


Negar a si mesmo, dedicar-se a quem pode oferecer nada em troca e ainda conduzir pessoas naquilo que devem fazer, foi a maneira de agir do Senhor Jesus neste mundo. Essa foi uma liderança tão impactante que milhares de anos depois as pessoas ainda seguem a orientação de Jesus.


Diante disso, o papel de um verdadeiro líder é agir da mesma forma que Jesus Cristo. Somos transformados pelo Senhor, recebemos uma nova natureza, o Espírito Santo habita em nós e por isso podemos e devemos ser imitadores de Cristo. Devemos verdadeiramente nos entregar em favor de nossa família.


Devemos negar nossas vontades, devemos sofrer o dano, devemos trabalhar incansavelmente para que cada pessoa de nossa família possa crescer e se desenvolver. Nossa liderança deve permitir que nossos familiares tenham a segurança necessária para florescerem como um jardim bem cuidado. Essa liderança sobretudo deve apontar para Cristo Jesus. Nossa luz deve brilhar de tal modo que todos glorifiquem a Deus (Mt.5:16). Deus nos conceda graça para cumprirmos nosso papel de verdadeiros líderes para a glória do Senhor!


 

Pr Ivan Cordeiro

ICE Brasília

bottom of page