top of page

PREPARE O SEU CORAÇÃO PARA RECEBER A PALAVRA

Deus valoriza grandemente sua Palavra. Na verdade, tudo começou com ela. Gênesis 1.3 afirma: “Disse Deus...”. O autor de Hebreus interpreta as verdades desse versículo dizendo que “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb 11.3).


Deus, ao criar o homem, lhe ordenou claramente que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comesse, morreria (Gn 2.16,17). Isto significava que Adão manteria intimidade com Deus, segurança e vida para sempre se obedecesse à Sua voz. Infelizmente, o primeiro casal não ouviu a Deus, mas ouviu a voz de Satanás (Gn 3.1-5). E Deus confrontou o homem por sua desobediência: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa...” (3.17). A expressão hebraica “deu ouvidos” advém do verbo hebraico שָׁמַע (shamá). É a mesma palavra para “ouvir”, “escutar”, “obedecer”. Adão ouviu sua mulher ao invés de continuar ouvindo (obedecendo) a Deus.


Assim, entendemos que a voz de Deus é suprema, entretanto desde que o pecado entrou no mundo a tendência de todos não é ouvir a voz do Senhor, mas ouvir a voz de Satanás, do próprio coração, da filosofia e do ensino humano.


O povo de Deus precisa aprender a habituar-se a ouvir a voz de Deus, e a sua voz está em sua Palavra. O Salmo 138.2 afirma: “...pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra”. Deus valoriza e se revela em Sua Palavra; seus discursos foram inspirados, escritos e preservados num livro chamado pela Bíblia de “Escrituras” (Jo 5.39; 2Tm 3.16) e porque ela revela Deus, ela é verdadeira, confiável e plena de autoridade sobre tudo e todos.

Então, Deus espera que todos — especialmente o seu povo — a valorizem e a ouçam, obedecendo-a. A palavra de Deus precisa urgentemente voltar a ser prioridade na vida pessoal de cada cristão. Ela precisa ser lida, estudada e meditada e, acima de tudo, praticada. Os lares precisam se reunir ao redor da Palavra de Deus. Pais e filhos precisam habituar-se a ouvir a voz do Senhor através da sua Palavra. A igreja precisa pregar e ensinar a Palavra. Na vida pessoal, familiar e congressional, a Palavra de Deus precisa ser a prioridade. É necessário viver assim seis dias por semana e juntos uma vez por semana. Ambos são necessários.


A igreja, como a comunidade dos seguidores de Jesus, precisa fazer da Palavra de Deus sua mais alta prioridade e colocar-se sob a autoridade dela. É responsabilidade da igreja pregar e ensinar a Palavra em culto público. Isso implica que pastores, pregadores e líderes devem solenemente cumprir a ordem dada pelo apóstolo Paulo: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm 4.2).


Pregai! Essa foi a ordem dada por Jesus ao comissionar seus discípulos quando disse: “...pregai que está próximo o reino dos céus” (Mt 10.7). Reforçou essa mesma ordem quando de sua ressurreição, antes de voltar aos céus: “...ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Pedro, cumpriu cabalmente essa ordem logo no início da igreja, tendo um auditório com judeus e diversas outras nações representadas (At 2).


Desde o início da igreja, a tônica e o viés apostólicos tornaram-se claros e definidos: “...nos dedicaremos à oração e ao ministério da Palavra” (At 6.4). Enquanto na “oração” os apóstolos falavam do povo a Deus, através do “ministério da Palavra” eles falavam de Deus ao povo. Os apóstolos foram inspirados no exemplo de Moisés (Êx 7.2; 18.19), dos profetas (Is 38.4; Jr 2.1; 23.29; Ez 25.1; 30.1), de João Batista (Lc 1.15-17; 3.18) e do próprio Senhor Jesus (Mt 4.4; Mc 1.38; 2.2; 4.33).


Uma das formas poderosas de considerar e honrar a Palavra de Deus em culto público é ouvindo-a atentamente. Isso implica que o povo de Deus deve se preparar para receber a Palavra, e a atitude de cada membro da igreja precisa ser igual ou melhor do que a da multidão descrita em Lucas 5.1, a qual apertava Jesus “..de todos os lados para ouvir a palavra de Deus”.


Um grande exemplo da prática em ouvir a Palavra de Deus no Novo Testamento é a igreja de Bereia. Lucas descreve essa igreja dizendo: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (At 17.11). Isso talvez explique por que Paulo escreveu duas cartas corretivas para a igreja de Tessalônica e nenhuma para a igreja de Bereia.


A Palavra de Deus é a Verdade santificadora, ou seja, ela o afasta do pecado e o traz para Deus e a sua vontade. Jesus mesmo afirmou: “Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade” (Jo17.7). Assim, a verdade não é o que outro ou você diz, acha ou pensa. A verdade é o que Deus diz. Essa verdade está revelada nas “Escrituras”. Essa verdade precisa ser ouvida e aplicada atentamente na vida. Tiago exorta solenemente: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1.22).


Sendo assim, e sabendo que as “Escrituras” são a Palavra, a voz, o querer, o interesse, a norma e a vontade de Deus, e que ela nunca cairá em desuso, disponha-se a chegar em culto público para ouvi-la. Você precisa aprender a treinar seus ouvidos para ouvi-la e seus pés e mãos para praticá-la. Prepare o seu coração na semana orando por você, pelos demais ouvintes e pelo pregador. Ore para que o Senhor capacite o pregador na escolha, na explicação e na aplicação do texto bíblico. Ore quando estiver em culto público, pedindo ao Senhor para que as verdades possam falar ao coração de todos.


Ouvir a Palavra de Deus é o remédio que pode mudar definitivamente uma sociedade, especialmente a igreja cristã em nossos dias. Em um mundo marcado pelo entretenimento, onde a visão é mais estimulada do que a audição, ouvir torna-se um grande desafio. Contudo, pertinentes são as palavras do Dr. John MacArthur: “A única esperança para esta ou qualquer outra sociedade é ouvir a Palavra do Senhor e obedecer.”

 

Pr. Roberto Naves Amorim

Pastor ICE Setor Oeste

bottom of page