A UNIDADE NA DIVERSIDADE CRISTÃ

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. E, vindo, evangelizou paz, a vós outros que estáveis longe, e paz também aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Efésios 2:14-18

A união entre os crentes é quase sem emendas. Deus, em Cristo anulou a ruptura entre judeus e gregos, entre homem e mulher, bem como entre os demais filhos de Deus. Jesus derrubou todas as barreiras que nos dividiam e nos tornou um só povo, comprado e irmanado pelo precioso sangue de Jesus. Toda a fratura que o pecado nos impôs foi curada por aquele de quem toma o nome toda a família de Deus (Ef 3.15).

A salvação, que é individual, toma também um sentido coletivo unindo pessoas numa espécie de assembleia universal (Hb 12.23), preparando-nos, já aqui na terra, para a morada eterna no Céu. Agora, os filhos têm acesso ao Pai em um só Espírito. Isto é maravilhoso.

Mas esta união tem um propósito: promover a edificação da igreja através dos dons dados a cada um dos filhos de Deus. O amor de Deus não apenas une os salvos, mas opera através deles.

Deus empossa cada crente com os dons para que a igreja funcione e funcione bem. Os dons, que são diversos, são dados ao corpo de Cristo para a sua edificação e crescimento espiritual (Ef 4.16).

O que é espetacular em tudo isso é que ao distribuir dons diferentes para os diferentes membros do corpo, a unidade cristã é criada e fortalecida; é a unidade na diversidade.

Vários e diferentes dons enchendo a igreja, provoca nela uma interdependência e uma junção de forças para a edificação da igreja.

Crentes maduros compreendem o valor da unidade e da parceria cristã. Onde encontramos um servo de Deus sendo frutífero em seu trabalho, encontramos pessoas com ele, voltadas para o mesmo esforço. Os que trabalham sozinhos podem estar demonstrando insegurança, egoísmo e dificuldade de se relacionar com outras pessoas. O que as pessoas do time de Deus estão fazendo não faz concorrência conosco, mas cooperam com a mesma causa.

Paulo tem este sentimento ao perguntar o que seria do corpo se todos os membros fossem iguais e brigassem entre si, e não houvesse cooperação? (1 Co 12.15-19). Há significado espiritual na diversidade dos dons: esta é a forma que o Espírito Santo trabalha para que pessoas diferentes se unam no mesmo propósito, a edificação do corpo de Cristo que é a igreja (Ef 4.11-12).

Na prática devemos louvar ao Senhor pela diversidade dos dons e pela forma como Deus usa pessoas diferentes umas das outras para o seu propósito. Essa diversidade não nos afasta, mas nos aproxima ainda mais uns dos outros, visto que o mesmo Deus é que opera tudo em todos.

Que bom que é assim, que bom que o Espírito Santo age com tanta sabedoria para a edificação de sua igreja. Somos diferentes sim, mas unidos pelo Senhor em favor de sua obra. Louvado seja Deus.

Pr. Luiz César Nunes de Araújo