Novo demais para servir ao Senhor?

No que diz respeito ao serviço cristão, em nossas Igrejas Cristãs Evangélicas, há um ideal maravilhoso a ser almejado que seria o de termos um número expressivo de jovens e adolescentes atuando de forma vibrante em nossas Igrejas. Especificamente desenvolvendo trabalhos dirigidos a outros da mesma faixa etária, como cultos, grupos pequenos, encontros, retiros etc. No geral, é comum vê-los atuantes nas equipes de louvor e adoração, mas a força da juventude também é importante, por exemplo, nos trabalhos realizados nas Escolas Bíblicas Dominicais, no Departamento Infantil e de Adolescentes e nos Grupos Pequenos. Sem contar que sua força e criatividade seriam bem-vindas em áreas como de evangelização, realização de eventos, assistência social, visitação, integração de novos membros. Enfim, em todos os muitos serviços que temos para fazer!

Pesquisas feitas pela revista Christianity Today revelam que a inserção de um jovem numa comunidade cristã, participando ativamente nos anos que antecedem à faculdade tem extrema importância para que eles não abandonem a fé, então é importante que haja um trabalho ativo para abrir oportunidades para sua atuação.

As lideranças regionais e locais devem incentivar seus jovens e adolescentes a servirem e a ocuparem cargos nos diversos ministérios, pois o envolvimento deles é valioso, em todos os sentidos.

Por outro lado, pode pairar uma questão sobre a mente dos nossos adolescentes e jovens: “Sou novo demais para servir ao Senhor”. Mas, nesse caso, podemos lembrar de Samuel quando o Senhor o designou, sendo ele ainda jovem, para substituir o sacerdote Eli (1 Sm 3.1-14). O sacerdote Eli tinha filhos, porém, estes se rebelaram contra o Senhor e o próprio Deus decidiu afastá-los do Seu altar (1 Sm 2.27-36). Entretanto Samuel ouviu e acatou a voz de Deus, dizendo “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”.

Nessa fase da vida, em que o mundo tenta roubar todo o nosso tempo, precisamos nos constranger e ouvir o que o Senhor tem para nos dizer! Jesus disse que a seara é grande (Mt 9.37), então precisamos trabalhar! Precisamos ter disposição e ânimo para servi-lo e adorá-lo com todo o nosso coração, em espírito e em verdade!

Que o Espírito Santo nos exorte em amor e nos ajude a servir ao nosso Deus com excelência, nas mais diversas áreas, para que possamos obedecê-lo e exercer a boa, perfeita e agradável vontade dEle!

Israel de Sousa Pereira

Presidente da COMOCEB