NOVOS RECOMEÇOS

Quantas mudanças não passamos em nossas vidas? Seja uma simples mudança de casa, ou quando nos casamos, mudança de cidade, de emprego. As pessoas mudam por vários motivos, alguns fazem com alegria e entusiasmo, outros com tristeza e temores, porém estão mudando da mesma forma. Então, o que fazer quando essas mudanças chegam?

Desde o momento em que iniciamos o planejamento de nossa mudança para o Japão, sentimos um frio na barriga e não sabíamos o que era ao certo. Percebemos que era real quando vimos as nossas malas no aeroporto e toda família para se despedir. Foi um misto de alegria, empolgação e choro. Não sabíamos o que iria nos esperar.

Pronto! Chegamos ao Japão. O sono veio com tudo, afinal, são doze horas de fuso horário. As comidas não foram um problema para nós, mas para nossa filha mais velha Elisa, sim, por causa de sua doença genética que restringe alimentos que contém açúcar, fruta e leite. Quase toda comida no Japão é adocicada. O que fazer nessa situação? Foi uma adaptação bem difícil, pois nos preocupávamos com o tratamento dela. Como iríamos fazer? Não sabíamos japonês, mas pela graça de Deus, fomos atendidos por um médico que buscou conhecer mais sobre esta doença e o seu tratamento, e Deus nos abençoou em tudo.

Os dias foram passando e precisávamos recomeçar em várias áreas. Recomeçar, uma palavra que nem sempre é fácil, com mudanças drásticas. Recomeçar uma nova rotina, com novos objetivos e tarefas. Tivemos que recomeçar com novos laços de amizades e, pela graça de Deus, tem sido uma bênção contar com os irmãos que estão conosco nessa nova fase. Tivemos que recomeçar com uma nova língua e cultura, afinal, o japonês é muito diferente com toda a sua formalidade e hierarquia. Tivemos que recomeçar como família, pois os nossos familiares e amigos do Brasil não estão mais conosco e foi preciso criar maneiras de diminuir essa saudade.

Hoje estamos olhando para o horizonte, e observamos muitas necessidades, mas, ao mesmo tempo, grandes possibilidades. Para a nossa alegria não estamos só. Aqui em Toyohashi, na província de Aichi, temos o apoio do Pr. Leonardo Fukushima e sua esposa Érika. Poder sonhar e vislumbrar um trabalho no Japão em equipe torna muito mais fácil esta caminhada.

Estão conosco os nossos mantenedores do Brasil, pessoas que confiaram em nós para a realização de uma tarefa tão desafiadora. Eles nos sustentam com suas orações, pois estamos numa guerra espiritual, e com ofertas missionárias, já que o nosso visto como missionários não nos permite trabalhar para levantar recursos.

Atualmente estamos na Fase I do Projeto de Plantação de Igreja no Japão, que é a adaptação e aprendizado da língua e cultura. Se queremos alcançar um povo, precisamos nos comunicar na língua do coração deles, dedicando e aprofundando nosso conhecimento para criar relacionamentos e compartilhar o evangelho em japonês.

Temos auxiliado igrejas e projetos missionários em Toyohashi e região, principalmente as igrejas brasileiras, cooperando na Igreja Evangélica Holiness de Toyohashi e Igreja Vida Nova, nas áreas de louvor, educação infantil e pregação da Palavra, pois sabemos que enquanto nos preparamos precisamos congregar e servir ao Senhor.

Na fase II do Projeto iniciaremos um trabalho de plantação de Igreja onde queremos alcançar o povo japonês. Ainda não sabemos em qual região ou cidade, mas o nosso desejo é ir para uma que ainda não tenha a presença do Evangelho. Infelizmente no Japão há muitas cidades que quase não têm, ou que não têm nenhuma igreja evangélica. Esse é um dos motivos do Japão ter menos de 1% de cristãos.

Sabemos que é um projeto a longo prazo, um projeto de vida. Estamos dispostos a entregar a nossa vida aos japoneses, pois eles precisam conhecer o Evangelho de vida eterna que encontramos em Jesus, assim como um dia conhecemos no Brasil.

Orem por nós. Há muito o que aprender, há muito a ser feito, mas cremos na graça, no poder e misericórdia de Deus, que um dia nos alcançou e quer também alcançar os japoneses.

Faça parte deste Projeto! Que Cristo seja conhecido no Japão!

Pr. Lucas Gabriel Alves Souza

Missionário da MCE no Japão