O ministério infantil e o crescimento espiritual das crianças

Jesus Cristo diz "Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus." (Mateus 19.14). Diante disso, será que temos aproximado ou afastado as crianças do Mestre?

Vivemos dias sombrios para os pequenos. Por todo lado são bombardeados com sexualização precoce, falta de estímulo para amadurecer, amizades que incentivam a gastar tempo em coisas fúteis, fácil acesso a conteúdos inadequados. Perante um mundo tão antibíblico, precisamos estar preparados para cuidar das crianças que nos cercam. A maneira como apresentamos para as crianças as soluções bíblicas para todas essas questões as aproximará de Cristo e as afastará do pecado. Elas serão forjadas na Palavra.

Nesse sentido, o ministério infantil é um grande aliado quando visualizamos essa ordem de Cristo e desejamos colocá-la em prática. Oportunidades curtas, mas preciosas. Querido pastor, querido membro, como está o trabalho com as crianças em sua igreja? Elas têm bons professores? Elas usam bons materiais? Elas estão crescendo espiritualmente? Como elas passam o tempo em classe?

Desse modo, trabalhar no ministério infantil exige de nós muita dedicação e atenção. Em um mundo tecnológico, rápido, cheio de atrativos, está cada dia mais difícil fazer com que as crianças se deslumbrem com a Palavra. É uma geração realmente desafiadora, mas nem por isso menos necessitada do evangelho. Como igreja, temos a responsabilidade de pensar em alternativas que alcancem o coração das crianças.

Com isso, o uso de bons materiais é crucial. Temos de 1 a 2 horas por semana com os pequenos. Muitos têm seu único contato com Jesus na igreja! Prestarmos atenção ao que estamos ensinando fará toda a diferença. Precisamos procurar materiais com uma teologia correta, que passe do comportamental e busque atingir o coração, que apontem para o pecado, mas que apontem principalmente para a graça e a solução que Cristo nos oferece.

Diante disso, professores preparados também é algo muito importante. Os alunos farão perguntas e irão compartilhar situações que os adultos em sala precisarão ser sábios em responder. Participarem da EBD, quando não estiverem dando aula, e de um pequeno grupo já é uma grande ajuda para esses irmãos.

Todo investimento vale a pena, nós somos os semeadores, mas se não cuidarmos podemos perder algumas sementes. Temos diante de nós o público ideal: cheio de curiosidade, facilidade de aprender, tempo e espaço livre na memória. Temos pequenos neófitos que, em breve, serão líderes e professores dentro das igrejas. Quando olhamos para o ministério infantil vemos diante de nós uma geração inteira de recém-convertidos.

Por esse motivo a igreja deve, com zelo e temor, cuidar do ministério infantil com muito afinco. Cada domingo é uma nova oportunidade de trazer alguém para Cristo, de fundamentar a fé das crianças na rocha e de trazer luz aos seus corações.

Thalita Cordeiro

ICE Brasília