Os Novos Desafios Para Plantação de Igrejas

Diariamente o ser humano sofre várias influências em sua vida: cultura, música, séries, filmes, mídias sociais, TV. Cristãos não estão alheios a esse fato, embora guiados pela Bíblia, sofrem grande afronta de todos os lados. E para uma sociedade altamente influenciável em constante e acelerada mudança o conhecimento tem muito valor. Perguntas e mais perguntas surgem e a igreja deve estar pronta para ser/ter respostas, porque se não as tiver será mais uma dúvida na cabeça de muitos.

Comunicar então parece ser um dos grandes desafios dessa geração superficial e [quase] sempre insatisfeita. Para haver comunicação é necessário um emissor, um receptor que ouve [e interpreta] e uma mensagem. Na falta de uma perna desse tripé não há comunicação de fato. A mensagem do Evangelho é a mesma, porém os pregadores e ouvintes mudaram. Certos de que ainda há os que ouvirão, é preciso que os pregoeiros da Verdade sejam eficazes na exposição da Mensagem. A igreja precisa prover respostas para perguntas que estão sendo feitas hoje, não a perguntas de 20 anos atrás ou mesmo a questionamentos que nem estão sendo feitos. A igreja deve servir a Deus servindo ao próximo, e tais pessoas estão nas cidades com seus smartphones, redes sociais, aplicativos, online 24h.

Nenhuma instituição pode fazer o que a igreja faz, ela é única. Também por isso a igreja é indispensável na construção de uma cultura. Assim, não se pode descartar o colossal poder de uma comunidade cristã reunida e centrada em Jesus. O pastor Mark Dever, listando motivos para se unir a uma igreja, diz em dois deles: “para evangelizar o mundo” e “para denunciar evangelhos falsos”. Cristãos carecem saber onde estão inseridos no tempo – cidades em franco crescimento, amantes de si mesmas, isolando-se, egoístas, cheias de tecnologias que lhes facilitem tudo (inclusive participar do culto) – e buscar constante amadurecimento pela Palavra para a obedecer fielmente.

Deus sempre tencionou estar reunido com Seu povo reunido. Não é um membro isolado e unindo a Deus, e sim, Seu povo junto O adorando. O novo desafio aqui talvez não seja tão novo. Diante da grandeza do Senhor o dinheiro não é desafio, nem mesmo o isolamento, não ter “perfil de plantador” menos ainda. Essa nova realidade que ainda não é, mas se aproxima – pós-pandemia – exigirá da igreja ainda mais fidelidade na comunicação do Evangelho, ainda mais planejamento estratégico, ainda mais santidade no uso de redes sociais e afins. Com Jesus vai tudo bem!

Pr Felipe Pessoa

Plantador da ICE Curitiba